Cozinhas Azuis modernizam a decoração e resgatam doces lembranças dos moradores

A cozinha integrada com a área gourmet, combinou a leveza e a tranquilidade do azul com a base neutra do cinza presente nas paredes e no piso | Foto: Edson Ferreira

 

Se fizéssemos uma receita de bolo chamada “doce lembrança”, quais ingredientes seriam essenciais? Além do prato, nossa mente seria conectada por histórias que vivenciamos em momentos e com pessoas especiais, muitas delas envolvendo o ambiente da cozinha. Mesmo com a pressa do dia a dia, é inegável que este espaço une as pessoas dentro do cotidiano. É nela que nos sentamos para tomar o café da manhã com nossos pais e filhos ou preparamos um jantar para os amigos. São essas relações que nos permitem criar uma memória de sabor.

Assim como na moda, a arquitetura de interiores é cíclica e exalta tendências – muitas delas, estilos consagrados e atemporais. É o caso das cozinhas azuis, que combinado com os traços de uma marcenaria vintage, trazem uma atmosfera doce, leve e sempre atual para os projetos de moradores que tem no ambiente muito além de uma área dedicada ao preparo de alimentos, mas sim lembranças e comunhão com os sentimentos.

 

Nesta casa de praia o azul exala a alegria de uma residência idealizada para os bons momentos entre familiares e amigos. Junto com a base neutra da paleta e o amadeirado que se destaca na mesa, a marcenaria ressalta a sua presença como um elemento a ser admirado por sua tonalidade | Foto: Edson Ferreira

 

Mas, como o azul entra no décor de cozinhas, especialmente na marcenaria?
As definições de um projeto dependem do que acontece no conjunto. Por exemplo, se existe muita informação em um revestimento de parede, o melhor será uniformizar a marcenaria dentro de dois caminhos: sob uma ótica monocromática ou com pequenos detalhes diferentes.
Outro aspecto a ser observado diz respeito às dimensões do ambiente. Em cozinhas menores, a recomendação é reduzir o trecho que apresentará um tom mais forte.

Verdadeiro ou falso: o uso de cores é indicado apenas para cozinhas pequenas?
Falso! Deve-se tomar cuidado com a aplicação, em demasia, dos tons claro, pois pode-se incorrer no risco de perder profundidade, contrastes e outros aspectos importantes que trazem proporção aos espaços.

 

Estreita e no formato corredor, a marcenaria dessa cozinha combinou uma marcenaria predominantemente branca com salpicados de azul | Foto: Edson Ferreira